Lucas Rodrigues e Jessika Lima

CAPOEIRA: PATRIMÔNIO IMATERIAL DE PERNAMBUCO EM SALA DE AULA

Lucas Rodrigues Pereira da Silva
Jessika Lima Costa



O presente trabalho mostrará a importância de abordar capoeira em sala de aula, pois é sabido que a capoeira é patrimônio imaterial do Brasil, entretanto, apenas este reconhecimento não é o suficiente para que o aluno a conheça bem, é necessário mostrar suas origens e sua grande importância para a cultura do país, para tal é necessário fazer com que o aluno olhe a capoeira não somente como uma arte marcial, mas também como uma maneira de um povo se identificar e se defender.

É preciso salientar ao aluno que a capoeira mesmo possuindo raízes africanas é uma dança genuinamente brasileira, sendo assim torna-se importantíssimo mostrar ao aluno como surgiu a capoeira. A capoeira tem suas raízes em Angola, no ritual de passagem para a vida adulta, os homens de algumas tribos participavam de uma dança com o objetivo e tocar a cabeça de outro homem com os pés; estes costumes chegaram ao Brasil pelos angolanos Os escravos eram proibidos de praticar qualquer  tipo de luta, sendo assim, constantemente eram vítimas dos feitores e capitães do mato, mas o que era uma dança acabou-se tornando uma luta; disfarçadamente os escravos praticavam uma dança em terrenos que ficavam mais afastados das senzalas, eram conhecidos por "capoeira", que  mais tarde daria nome a luta. Mas a capoeira demorou bastante tempo para ser reconhecida, até o século XIX a prática era considerada um crime, a capoeira não era praticada em ambientes fechados, mas sim nas ruas e praças, o que acabava em brigas com a polícia, maculando ainda mais a imagem da capoeira; entretanto, com a chegada das artes marciais orientais, a capoeira  sofreu algumas mudanças, agora a capoeira começava a ser praticada em ambientes fechados, criaram-se academias para a prática da luta. Muitos mestres lutaram para o reconhecimento da luta, um deles, mestre Bimba, mostrou ao então presidente Getúlio Vargas a dança, o presidente ficou achou a dança muito bonita e a considerou como uma arte marcial puramente brasileira.

A partir desta explicação o aluno perceberá que a capoeira tem suas raízes em Angola, ou seja, em apenas um país de todo o continente africano, quebrando o velho estereótipo de que a capoeira é conhecida em todo território africano; além disto, o aluno perceberá que, antes de receber o nome que tem, a capoeira era apenas uma dança ritualística que marcava a passagem do homem para a vida adulta, a partir destes dados o professor pode elaborar atividades com aluno para que o mesmo mostre as diferenças entre a dança feita em Angola e feita no Brasil, elencando seus diferentes objetivos; após esta atividade os alunos poderão expor aos colegas a opinião de cada grupo sobre o tema. Em seguida o professor pode organizar uma roda musical com os instrumentos musicais usados na capoeira, podendo explicar também a origem de cada instrumento.

O professor também pode propor uma atividade mostrando como a capoeira é vista hoje em dia, quais preconceitos a acometem, e como ela vista na sociedade, o aluno pode fazer perguntas em sua casa e trazer as respostas para a sala, assim terá uma nova discussão sobre o tema, assim o aluno entenderá por quais motivos a capoeira é mal vista por uma boa parte da sociedade. O professor pode pedir para que os alunos discutam sobre a capoeira na comunidade, se há rodas com frequência e como a comunidade ver a capoeira. Para finalizar a atividade pode ter uma atividade extraclasse, os alunos poderão organizar rodas no pátio da escola, fazer oficinas com instrumentos musicais e também organizar uma sala de vídeo com documentários sobre a capoeira. Logicamente estas atividades não darão fim ao preconceito, mas farão com que muitos alunos tenham um novo olhar com relação a capoeira, sendo assim, fazendo com que tenham um senso crítico maior com relação a assunto voltados à África.

De acordo com a Lei nº 10.639/03, torna-se obrigatório a inserção da temática cultura Afro-brasileira no ensino de História nas escolas, tanto públicas como privadas, pois se torna impossível compreender a história do Brasil sem conhecer a diversidade cultural que esteve presente em todo o processo de formação do país, principalmente com relação aos negros da África, os angolanos no caso da capoeira, que tiveram um papel de grande importância na nossa história. É devido ao que a capoeira representou que ela torna-se um meio de socialização e educação, pois além de ser uma dança, arte, luta, ela faz parte da nossa história, transmitindo aspectos culturais dos africanos. Os conteúdos da capoeira são de grande importância dentro do âmbito escolar, pois ajudam na formação de seres humanos capazes de lidar com as diferenças, aplicando conhecimentos amplos da cultura popular, resgatando a história e influência do negro na manifestação da cultura brasileira. Pode-se trabalhar, por exemplo, dentro do contexto histórico da escravidão, com seus costumes e tradições culturais dos povos africanos dentro do contexto da América Portuguesa e como isso se reflete nos dias atuais, temas como os Navios Negreiros, Abolição, Quilombos, relações de poder entre os escravos e donos de engenho e muitos outros. A capoeira nas escolas, em especial na disciplina de história procura privilegiar os valores éticos e estéticos dentro da proposta educativa, esta metodologia de ensino estimula os alunos ao aprendizado, considerando a capacidade de formação de pessoas críticas e conscientes de sua própria história.

A capoeira como tema da cultura afro-brasileira é inserida no ensino de história nas instituições de ensino colabora para uma educação contra o preconceito e consequentemente a construção de uma sociedade mais democrática para todos, que reconheça e respeite a diversidade. Portanto é necessário repensar o ensino de história neste âmbito, podendo contribuir para essa discussão a fim de dar maior visibilidade à participação e contribuição dos negros no processo de formação da nossa sociedade. A capoeira possibilitará aos alunos o conhecimento da história dos africanos e seus descendentes, e ao mesmo tempo desprendendo da presente segregação racial tão enraizada em nossa sociedade, sustentando o preconceito e a desigualdade.

Referências

História da Capoeira, disponível em:
Capoeira/História, disponível em:
http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historia_da_capoeira.htm.
LISBOA, Magno da Nóbrega, SILVA, Alcione Ferreira. As contribuições da capoeira para o ensino de história e cultura Afro-brasileira, apud. Cadernos penesb - periódico do programa de educação sobre o negro na sociedade brasileira - FEUFF (N.7) (novembro 2006) rio de janeiro/niterói - quartet/eduff, 2006.
SANTOS, Isabele Pires. As contribuições da capoeira para o ensino de história e cultura afro-brasileira, apud. Cadernos penesb - periódico do programa de educação sobre o negro na sociedade brasileira - FEUFF (N.7) (novembro 2006) rio de janeiro/niterói - quartet/eduff, 2006.


6 comentários:

  1. Caros,
    Muito pertinente a reflexão por vocês proposta.
    Entretanto, a inserção da capoeira - no ensino de história, pode ultrapassar a questão da Lei nº 10.639/03, que torna obrigatório a inserção do debate sobre cultura afro. A capoeira enquanto patrimônio imaterial brasileiro abre um amplo espectro sobre a Educação Patrimonial - tema transversal que, para muitos grupos de professores e professoras é um tema que deverá ser trabalhado por todos (entenda-se: todos, menos eu!!!).
    Reduzir o preconceito é um excelente objetivo, mas a abertura para a discussão dos saberes enraizados na capoeira (estilo musical, instrumentos e a confecção destes, entre outros) proporciona que os alunos e alunas percebam muitos outros saberes da cultura afro, abrindo uma ilimitada fonte de discussões e, desta forma, tornando mais significativa a apropriação dos conhecimentos, pois como afirma o prof Mario Chagas (2002, p.46) "dirigir-se ao passado, sem nenhuma perspectiva de mudança, implica a comemoração da ordem estabelecida, a afirmação da ordem jurídica, dos valores culturais dados, da verdade científica imposta, a repetição do conhecimento.”
    Para vocês, como pode e, se pode, como deve, ser utilizado o recurso pedagógico "capoeira" para a construção e percepção dos elementos culturais afro na atual composição étnica brasileira, além da questão trivial do "jogo de capoeira"?
    Eduardo Alexandre Louzado
    Fonte:
    CHAGAS, Mário de S. Memória e poder: dois movimentos. Cadernos de Sociomusologia, nº 19. Centro de Estudos de Sociomuseologia. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 2002. p. 35-67.

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  3. Olá pessoal, na realização de uma roda musical como exposto no texto, seria possível trabalhar, além da origem dos instrumentos, as letras das músicas para contextualização?

    Júlia Helane Assis da Silva

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  4. Oi, Lucas e Jessika!

    Gostei da proposta de vocês do uso da capoeira como ponte para identidade, empatia e construção de saberes históricos outros que ampliam o que foi limitado no ensino de história nas escolas brasileiras durante muito tempo.

    Gostaria de saber se vocês enquanto docentes e/ou estudantes de licenciatura já trabalharam com essa proposta em alguma escola e se sim, como foi a experiência.

    Cordialmente,
    Graziella Fernanda Santos Queiroz

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  5. Olá Lucas e Jessika, sou de Salvador- Bahia e moro na rua onde o Mestre Bimba teve um espaço onde ensinava a capoeira inclusive tive a oportunidade de praticar a luta com um dos seus filhos, O Mestre Nenel e um dos seus alunos o Mestre Bozó. Tratar da capoeira na sala de aula é muito rico para a disciplina História porque nos possibilita discutir a resistência cultural e as estratégias de inserção social pelos negros no pós abolição assim como a aproximação de políticos como os "capoeiras" visando proteção. Para contribuir com a sua pesquisa lhe sugiro o documentário Mestre Bimba: capoeira iluminada https://www.youtube.com/watch?v=INhSuNR_iuE e os livros Capoeira Escrava e outras tradições rebeldes no Rio de Janeiro - Carlos Eugenio Libano Soares e O Jogo da Dissimulação - Wlamyra dos Reis Albuquerque que traz um capitulo dedicado a relação dos capoeiras com os defensores da monarquia. Abraços.

    Fabiano Moreira da Silva - Salvador Ba

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  6. Boa noite,

    Abordando a temática da capoeira, um assunto que vem chamando atenção ( e bastante preocupante ao meu ver) é a esportivização da capoeira. Desta forma, gostaria de saber a opinião de vocês sobre tal ação, quais implicações tal fato pode ocasionar frente a preservação deste patrimônio brasileiro que tanto nos ajuda a entender sore nossa história (notadamente a parcela da cultura africana).

    Cordialmente,

    Flaviano Oliveira dos Santos.

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